o nosso sucesso

Tecnologias de Diagnóstico e Previsão - Cancro da Mama

De entre mais de 20 anos de experiência na I&D aplicada à Saúde, destaca-se o software Semantic PACS - Picture Archiving and Communication System with Semantic Search Engine, desenvolvido pelo INESC TEC na área do cancro da mama, que permite uma análise automatizada de mamografias. Tendo como base casos similares e utilizando a técnica da comparação, o software analisa e valida automaticamente os casos em que o resultado do diagnóstico do cancro da mama é claro. Este sistema inovador permite uma fiabilidade de 100% na deteção de tumores malignos. Ao reduzir o tempo de espera pelo diagnóstico, e consequentemente o desgaste emocional das pacientes, este projeto representa um avanço significativo na deteção do cancro da mama.

Outra tecnologia desenvolvida pelo INESC TEC nesta área pretende ajudar as pacientes a escolher entre as opções de tratamento cirúrgico para o cancro da mama de acordo com o resultado estético. A ferramenta, que resulta do projeto PICTURE - Patient Information Combined for the Assessment of Specific Surgical Outcomes in Breast Cancer, combina imagens 3D e imagens radiológicas,  permite prever o aspeto da mama depois de submetida a uma cirurgia conservadora (lumpectomia). Além de apoiar as discussões entre médicos e pacientes relativamente à melhor opção de tratamento, esta tecnologia tem ainda potencial para ajudar os cirurgiões na otimização de aspetos relacionados com a cirurgia (tais como o tamanho e localização da incisão) por forma a minimizar as alterações na aparência da mama.

 
 

 


 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

http://www2.inescporto.pt/utm/projecto/em-curso/semantic-pacs/ | http://www2.inescporto.pt/utm/projecto/em-curso/picture/